Pular para o conteúdo principal

Plano Municipal de Cultura


O Plano Municipal de Cultura de Nova Veneza é um documento preparado a muitas mãos e em muitas etapas. Foram meses para cumprir todos os passos. Na construção do plano municipal, muitas pessoas da Prefeitura, da Câmara Municipal e da sociedade civil foram envolvidas, e o resultado foi compensador: um documento de planejamento que reúne os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do poder público, facilitando a execução das políticas públicas de cultura.

O PMC foi construído a partir do texto do Sistema Municipal de Cultura, conforme Lei nº 2.592, de 23 de outubro de 2017, legislação que integra o Plano Nacional de Cultura, adequado ao município de Nova Veneza e fortalecido pelos documentos/relatórios do 2° Fórum de Cultura de Nova Veneza, realizado no dia 21 de março de 2019, com temática na “A Importância da Elaboração e Execução do Plano Municipal de Cultura” que apresentou nesse encontro aos setores culturais do município estratégias de ações para elaborar o Plano Municipal de Cultura (PMC). Em parceria com Conselho Municipal de Políticas Culturais de Nova Veneza, foi realizado 03 (três) Fóruns Intersetoriais de Cultura de Nova Veneza para elaborar o Diagnóstico Cultural, Análise SWOT e os Planos Setoriais de Cultura de Nova Veneza, finalizado no dia 02 de agosto de 2019.

Com base nestas informações o Plano Municipal de Cultura foi sintetizado e alinhado a todos os Planos Setoriais. Assim, os munícipes por meio da 1° Conferência de Cultura de Nova Veneza, realizada no dia 20 de setembro de 2019, tiveram oportunidade de conhecer a minuta, discutir e deliberar as diretrizes, objetivos, objetivos específicos, metas, ações e prazo de execução. Além disto, a população que não participou da conferência contribuiu por meio de um formulário online criado.

No dia 30 de outubro de 2019, o PMC foi entregue ao Prefeito Municipal Rogério José Frigo, para encaminhar à Câmara de Vereadores, que será aprovado como lei.

O Plano Municipal de Cultura está acessível pelo link:

https://drive.google.com/open?id=1J5Vli1uUzyrlAFlJ_66JTRnRpY1lgGMz 




Postagens mais visitadas deste blog

Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Nova Veneza é segundo a lei municipal 2.592 de 23 de outubro de 2017  órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal  de Cultura - SMC.